Outubro Rosa – dicas de alimentação

O Outubro Rosa é mês em que entidades de todo o mundo mobilizam-se em campanhas de prevenção ao câncer de mama! Mês muito importante para todas as mulheres. E uma dieta saudável é importante para manter a beleza e o bem-estar, mas também pode ajudar na prevenção de doenças.

Lembra do Salad? rede de fast good food, já falei deles aqui e aqui no blog!  Como eles estão presente em nove estados brasileiros, deram algumas dicas de alimentação muito legais! 

Segundo a nutricionista Carolina Favaron, da E4 Marketing, consultora da Salad, manter o peso em níveis adequados é importante. Ela acrescenta que uma alimentação equilibrada e saudável pode ajudar na prevenção de tumores. 

Couve e brócolis estão entre os alimentos que podem ajudar no bom funcionamento do fígado e na eliminação de toxinas. O hábito de consumir diariamente frutas e legumes variados na dieta cotidiana auxilia na prevenção de várias doenças.

Abaixo seguem dicas para montar uma salada saudável e que ajuda a prevenir doenças:

– Escolha duas ou três verduras, como alface lisa, alface roxa, rúcula e brócolis. As folhas escuras são ricas em ferro e ácido fólico. As verduras também contêm fibras, que auxiliam o trânsito intestinal;

– Quanto mais cor na salada melhor. Vale acrescentar dois ou três ingredientes coloridos. Os de cor amarela ou laranja, como cenoura, contêm carotenoides, que combatem os radicais livres. Já o tomate tem muito licopeno, um poderoso antioxidante;

– Uma boa salada tem pelo menos uma fonte de carboidrato, pois contribui para a energia. Quinoa e cuscuz marroquino são opções ótimas. Além de leves e deliciosos, têm baixo índice glicêmico e ajudam a manter o peso;

– Proteína também é fundamental, porque fazem parte da estrutura de tecidos, como pele e músculos: queijo branco, frango grelhado ou atum são opões leves e perfeitas;

– O molho é a alma da salada: prefira os mais leves, como os à base de azeite extra virgem e iogurtes, que são saudáveis e pouco calóricos. O azeite contém gorduras monoinsaturadas, que ajudam no controle do colesterol e o iogurte fornece cálcio e probióticos, importantes para manutenção da saúde óssea e intestinal, respectivamente.

– Para completar o prato, um bom suco de frutas naturais. Todas as frutas têm vitamina C que, além de antioxidante, ajuda na absorção do ferro das folhagens.

Confira sugestão de combinações da Salad (1 salada pronta + 1 suco): Pasta Tuna + Suco Verde Anti-inflamatório.

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Pasta Tuna: salada com atum light, tem como base mix de folhas e fusili, corte de massas em formato de parafuso. Na mistura entram brócolis, cenoura e queijo gorgonzola, com toque final de molho italiano. 

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Suco Verde Anti-inflamatório: suco composto por couve, abacaxi, frutas vermelhas, linhaça. Fonte de vitamina C e Ômega 3, ajuda no controle de processos inflamatórios e garante um bom funcionamento imunológico. Pode ser consumido como lanche no intervalo das refeições.

 

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