Evento: Harmonização de cerveja com Adria Grano D’Oro

Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro

Em uma noite linda, na Vila madalena em São Paulo, a Adria em parceria com o restaurante Melograno Forneria e Empório Cerveja realizaram um evento para falar sobre a nova linha Grano Duro da Adria.

Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - cardápio

Algo bem diferente do que estou acostumada a fazer. Geralmente quando você pensa em massa, já associa a vinho! A Adria proporcionou a mudança de pensamento e agora um pouco de conhecimento em qual a cerveja certa para a massa! Achei sensacional!

A harmonização foi sugerida pelo sommelier Bruno Martins e com ele aprendi que para harmonizar existem 3 experiências: a corte, semelhança e contraste. A de corte, com uma cerveja com a função de limpar o paladar para a próxima garfada, assim que “corta” a característica do prato. Contraste, a função é de equilibrar o prato, de acrescentar sabor ao prato. E a de semelhança, função de carbonizar para salivar e potencializar o prato, exemplo um prato cítrico com uma cerveja cítrica, prato leve com cerveja leve.

Além de conhecer a nova linha Adria Grano D’Oro – Grano Duro, que tem atributos nobres com textura naturalmente al dente, sendo esse o ponto ideal para se apreciar o melhor sabor de uma massa. Nessa linha tem 11 cortes!

Tivemos a degustação de 4 pratos de massa, que estão no cardápio do Melograno, com 4 tipos de cerveja.

Processed with Moldiv

Primeiro Prato: Farfelli Adria Grano D’Oro com molho de bacalhau. A dica foi harmonizar com a cerveja Vedet, Bélgica. Uma combinação maravilhosa de sabores. Originário da Itália, o nome farfelle refere-se a borboleta de italiano. Também conhecido como laçarotes ou gravatas. Este corte de massa também é indicado para o preparo de saladas.  

Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - prato

Segundo Prato: Tortiglione à bolonhesa. Esse foi o prato que votaria para comer facilmente de tão gostoso. Ele foi harmonizado com a cerveja Way – Irish Red, para causar o contraste. Combina bem com as cervejas Irish red, que são mais malvadas, avermelhadas com toque de caramelo. Essa cerveja diminui a acidez do tomate e realça o sabor da carne. Como disse, maravilhoso! (Com certeza irei reproduzir essa receita em casa!)

Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - Bolonhesa com Way

Terceiro Prato: Capellini à carborana. Outro prato muito bom! Com essa tomamos a cerveja La Trappe, escura, malte mais tostado, harmonizada por corte. Também mais alcoólica. O Carbonara é um bom prato para se harmonizar com cervejas tipo wäls dubbel, com forte presunção de malte, sabor torrado de nozes e frutas secas, com pouco lúpulo e quase nenhum amargor.

Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - Carbonara com La Trappe

Quarto Prato: e o último prato, bem diferente, foi Bucatini com molho de cogumelos. Foi a perto que menos gostei. Achei que ainda faltou algo para meu paladar. Tomamos a cerveja Wal, clara, mais alcolica que todos que tomamos. Achei que as duas juntas ficou muito doce, mas novamente, para meu paladar. Harmonização foi por corte. Esse tipo de prato é bom harmonizar com cervejas tipo tripel, com forte presença de malte, aroma floral e levemente frutado, lembrando frutas amarelas, boa presenças de álcool, mas imperceptível no aroma e no sabor. A cerveja tripel é boa para cortar o sabor acentuado do molho bechamel, que serve de base para essa receita.

Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - Cogumelos

Ótimo jantar, com ótimas ideias! Fantástico. Parabéns a Adria por essa iniciativa e essa mudança de pensamento! Vale a pena ir ao Melagrano para conhecer os pratos e cervejas! 

Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - Cerveja Vedett
Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - Cerveja Wals
Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - todos os pratos
Harmonização de cerveja com Adria Grano D'Oro - O lugar

Deixe uma resposta