Alheira – Linguiça portuguesa

alheira02

Alheira foi algo que descobri quando vim morar em São Paulo e foi uma ótima descoberta!

Em uma dos passeios pelo Mercado Municipal Paulistano, me deparei com ela e decidi trazer para casa! Falei com o vendedor, que me orientou qual comprar e como preparar.. e posso dizer que para a primeira tentativa, que desastre! Vocês podem ver nas fotos, que ela acabou abrindo na hora de fritar, mas mesmo assim no final, estava deliciosa.

A alheira é um enchido (ou linguiça) típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.

Segundo a tradição, esta linguiça terá sido criado por cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como peru, galinha e outras aves.

A mais famosa das alheiras é a oriunda de Mirandela, na região de Trás-os-Montes, frequentemente considerada a de melhor qualidade, tendo sido nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Fonte da história: Wiki!

alheira01
alheira02
alheira03
alheira04
alheira05

GostouDeixe um comentário. Teve dúvida? Deixe um comentário ou me chama no twitter ou Facebook, que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

9 Comment

  1. juliana says: Responder

    ola!!! o ideal é que essa linguiça estivesse um pouco mais seca ( pela coloração ela ainda estava um pouco “mole ao toque”, estou certa?)
    Da próxima vez que comprar e ela não tiver seca faça uns furinhos com uma agulha limpa hein e deixe a linguiça pendurada uns 2 ou 3 dias ( cubra com uma tela ou filó para não contaminar com insetos.) so depois que ela secar um pouco você faz um corte de ponta a ponta na parte externa e coloca em oleo bem quente, a pele sai sozinha!!! agora se vc quiser ela mais cremosa frite com a casca sem cortar e depois retire a tripa. fica bem clarinha.
    eu faço essa linguiça e realmente é ótima, vale o longo tempo de preparo!!

    1. Bruna MM says: Responder

      Obrigada Juliana pela dica! Próxima vez, irei tentar! E essa linguiça vale o longo tempo de preparo mesmo!
      Bjs

    2. Miguel.M says: Responder

      A alheira “crua” é assim mesmo “mole” (o principal ingrediente é uma massa de pão e alho) que sofre uma ligeira defumação – não deve ser consumida crua.
      Deverá ser idealmente grelhada em chapa ou grelha previamente untadas. Se frita, deverá dar-se um golpe pouco profundo, ao longo da pele e mergulhá-la em óleo bem quente que permita que a alheira mergulhe totalmente e só de uma virada no óleo – em “fritura alta” (como os pastéis de feira).

  2. Elaine Bassi says: Responder

    Que delicia. Moro em Santos e aqui não encontro, mas gosto dela na churrasqueira e não pode assar muito e nem furar.

  3. Regina Célia Caetano Tinelli says: Responder

    É só deixá-la na geladeira para ficar mais consistente, depois corte-as ao meio e depois é só fritar, a pele sai sozinha, não esqueça, doure de um lado depois vire para fritar do outro lado, desta forma fica perfeita! A melhor que eu comi foi do Mercadão Central de São Paulo, no box Galeria do Bacalhau!

    1. Bruna MM says: Responder

      Obrigada pela dica Regina! Adorei!
      bjs

  4. Gostaria de saber como é produzida.

    1. Miguel.M says: Responder

      Mistura de: massa de pão (usado) demolhada, massa de alho, temperadas com colorau e azeite, carne de aves e caça pré cozinhadas (ainda que as industriais usem quase exclusivamente carne de porco).
      https://www.youtube.com/watch?v=qQUus0b97xs

  5. Sérgio Carvalho says: Responder

    Deixe a alheira secar pois a que você comprou está verde ( sem defumar)
    Se você tiver um local fechado que possa fazer isso, melhor!
    Coloque carvão em brasa no chão e pendure as alheiras em barras acima do carvão, bem alto, deixe lá até secarem, não pode ser muito.
    Procure no YouTube sobre as alheiras, de preferência reportagens portuguesas.
    Jamais frite as em óleo muito menos pense em corta las em pedaços e fritar, isso é uma afronta!!! rsrs
    Se for fazer isso compre linguiça aurora!!! rsrs

    Frite as numa frigideira com um azeite bom, Borges, etc.. E em fogo baixo, vá virando para não estourar, as vezes acontece normal, antes de fritar passe azeite na alheira com um papel toalha para molhar a alheira e limpar, não fure também, veja quando der uma leve tostada na tripa vira a do outro lado e assim até a tripa ficar rígida, eu Bato com um garfo pra ver se está boa

    Jamais frite as alheiras em pedaços em óleo comum!!!!

Deixe uma resposta