Receita de Buttermilk

Buttermilk ou leitelho ou leite de manteiga, é um líquido que se obtém aquando do batimento da nata em manteiga, nada mais do que o soro do leite coalhado que resulta do processo de fabricação da manteiga. Ele é bastante líquido e tem um sabor ligeiramente ácido. No processo de preparação da manteiga, deve-se ter o cuidado de não elevar muito a temperatura porque ocorre a diminuição do tamanho dos glóbulos de gordura causando perda de matéria gorda, que fica misturada no leitelho, diminuindo o rendimento da manteiga.

Muito utilizado em receitas americanas de cupcakes (que eu vou mostrar) e bolos! No Brasil é muito dificil de achar o buttermilk. Fui atraz de uma que pode ser feita facilmente em casa!

Como fazer Buttermilk em casa

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite integral
  • 1 1/2 colher de sopa de suco de limão tahiti ou 1 1/2 colher de chá de vinagre branco (fiz com vinagre de maça)

Modo de Preparo:

  1. Esprema o limão tahiti  (somente o suco, não os gominhos)
  2. Em um copo (xícara, pote, algum recipiente) misture o leite e o suco do limão (ou o vinagre). Mexa levemente e pouco.
  3. Irá precisar de pelo menos 10 minutos parado para que o suco do limão reaja totalmente com o leite, em temperatura ambiente até que talhe.

Como fazer Buttermilk em casa

 

Imagem: savorysweetlife.com/

GostouDeixe um comentário. Teve dúvida? Deixe um comentário ou me chama no twitter ou Facebook, que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

Deixe uma resposta