Receita de Ganache

cupcake-cookie-27

Ganache é algo até que rápido de fazer e que pode ser usado de várias formas como: cobertura de cupcake ou musse!

O propósito que o ganache, dependendo do tipo de chocolate utilizado, a proporção entre chocolate e creme é alterada, para que a consistência ideal seja alcançada. A receita original, e a que você deve sempre lembrar se não tiver a receita em mãos, para recheio de bolos ou base de trufas é de duas partes de chocolate para uma parte de creme de leite, enquanto que para cobertura e recheio, a proporção é de um para um.

Receita de Ganache - Chocolate Amargo

Ingredientes:

  • 200g Chocolate meio amargo
  • 150g Creme de leite fresco

Modo de preparo:

  1. Corte o chocolate e derreta em banho maria o chocolate deve ser derretido sempre em banho-maria (45º C) para não queimar e ficar granulado, ou deixar a água ferver, desligar, e colocar o chocolate em cima da água quente)
  2. Quando ele estiver completamente derretido você retira do banho maria e coloca o creme de leite fresco e comece a misturar. No começo parece que não irá dar certo, mas misture!
  3. Quando ele estiver bem misturado, você coloca na geladeira e a cada 5 a 10 min, retire e misture novamente, até ele estar na consistência desejada (nem duro, nem mole).
    Receita de Ganache - Derretendo o chocolate em banho maria
    Receita de Ganache - Chocolate Amargo
    Receita de Ganache - Chocolate derretido em banho maria
    Receita de Ganache - Acrescentar o creme de leite fresco ao chocolate derretido
    Receita de Ganache - Chocolate já misturado com o creme de leite fresco
    Receita de Ganache - Cupcake Cookie com Ganache

Dicas:

1. Se você deixar ele na geladeira durante muito tempo, ele vira um musse muito bom!

2. Existe duas maneiras de preparar o ganache: além do que falei acima, também pode aquecer o creme de leite fresco que irá, em seguida, fundir o chocolate picado. Apenas aqueça o creme de leite, sem deixar fervê-lo.

3. Para cada tipo de chocolate há uma proporção adequada de creme de leite. Quanto mais gordura o chocolate tiver em sua fórmula, menos creme de leite será necessário acrescentar à receita. Tomando por base chocolates feitos com 100% de manteiga de cacau (ou seja, sem gordura hidrogenada), as proporções sugeridas são as seguintes:
– para cada 200g de chocolate amargo use 100ml de creme de leite
– para cada 200g de chocolate ao leite use 70ml de creme de leite
– para cada 200g de chocolate branco use 50ml de creme de leite

Fonte: Receitas IG e Wikipidia

GostouDeixe um comentário. Teve dúvida? Deixe um comentário ou me chama no twitter ou Facebook, que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

1 Comment

  1. […] quem não gosta? Aqui no site mesmo já dei receitas com chocolate, em como fazer um ganache, e já falei sobre o porque você merece um […]

Deixe uma resposta