Copos para Cerveja (parte 01)

tipo-de-copo-para-cerveja-lager

Sei que muitos de vocês acham que os copos de cerveja devem ser inuteis ou frescura! Juro que também achava, mas não é….

Além de rótulos, os copos e taças chamam atenção. Para cada cidade, cada cerveja, há um copo de formato diferente. Essa tradição européia ainda não é tão comum por aqui.

Mas além de tudo isso, o tipo do copo influencia muito na degustação da cerveja! Existem dois motivos:

a) Apresentação

Na Bélgica, um pais que possui mais 450 cervejas diferente, para cada cerveja, exite um copo próprio. Mas é o copo que apresenta a bebida. Hoje em dia, está comprovado que o visual faz toda a diferença, um dos grandes prazeres degustativos é o visual.  Além disso, cada formato de copo tem uma função em relação à espuma, uns feitos com uma preocupação maior para mantê-la a uma certa altura, outros nem tanto.

b) Aroma

É o copo que permite a liberação dos aromas de forma adequada, e isso é em consideração na hora de desenhar o copo. Objetivo é deixar os copos mais adequados para desprender o bouquet e aroma daquele estilo de cerveja em específico, permitindo que você possa apreciar o que cada uma tem de melhor.

Você já parou para ver que muitas cervejas indicam em seus rótulos em qual tipo de recipiente devem ser servidas ou, ainda, disponibilizam para venda seus próprios copos? Mas como dificilmente teremos a chance de comprar tantos copos, vamos listar aqui (em duas partes) quais os copos e com quais cervejas mais combinam.

 

PILSNER

A famosa “tulipa”. Ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.

 

LAGER (chope)

Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope (já falamos a diferença acima e que existem em bares e botecos aqui no Brasil). A diferenca é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado. Tipo indicado para Pilsens, American Lagers, Dunkel, Schwwarzbiers e Vienna Lager.

 

 

CALDERETA

Comumente visto servindo chope em algumas choperias, o caldereta é versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas lagers escuras e IPAs. Por comportar um volume um pouco acima de 300ml, é uma alternativa mais adequada do que outros copos genéricos, portanto uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter os diversos estilos recomendados. Também leva o nome de Shaker.

 

 

PINT

Também chamado de Becker, é aquele que você entorna nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas do tipoBitter e Stouts. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja. Os que apresentam o anel mais saliente no topo, como o da foto ao lado, são do tipo English Imperial Pint, também chamado de Nonick, os demais são do tipo Irish Imperial Pint, imortalizado pela Guinness, com uma boca mais larga que a base.  Tipo indicado para Ales inglesas no geral (Bitter Ales, Pale Ales, Porters e Stouts).

Para os mais curiosos, o anel dos Nonick Pints foram encorporados por volta de 1960 para facilitar o empilhamento de copos, evitando que eles ficassem presos e quebrassem.

 

WEIZEN

Como o próprio nome já diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Acho que esses foram o primeiro, realmente, copo a ser introduzido no Brasil que todos reconhecem. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja, bem como a expansão do creme. E como são altos, possibilitam que todo o conteúdo de garrafas de 500ml sejam colocados no copo, incluindo o fundo com as leveduras, e ainda sobre espaço para a espuma, como manda a tradição do estilo.  Tipo indicado para Weizenbier e Weizenbock.

 

TULIPA

Ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner. A Tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.  Tipo indicado para Belgian Ales, Tripels, Lambics, Flandres Oud Bruin e Oude Red Ales, Saisons, Bière de Garde, American IPAs e Bocks.

 

É claro que nada substitui o prazer de tomar cerveja com os amigos, no boteco, com um prosaico copo “americano” . Mas sugerimos que, na hora de degustar, você tenha à mão algum copo ao menos parecido com o que é recomendado pelo fabricante da cerveja ou apresentado aqui no nosso guia.

Qual você usa mais?
Fonte e Imagens: clubeer e brejas

Gostou? Deixe um comentário. Teve dúvida? Deixe um comentário ou me chama no twitter ou Facebook, que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

Deixe uma resposta