Bebidas pelo mundo: Aquavit

Aquavit01

Hoje vamos falar sobre a bebida típica da Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia), mas também produzida em quantidades razoáveis na Alemanha, Finlândia e Islândia, a Akvavit ou Aquavit!

A história dessa tem mais ou menos quatrocentos anos! Na época Elisabetiana, os dinamarqueses eram conhecidos por grandes consumidores de Aquavit e no livro “Hamlet” faz-se referência a esse fato. Já o rei Cristian IV, notado bebedor, foi o primeiro monarca a tributar a bebida com taxas. A partir dessa altura começou uma campanha de sensibilização junto dos cerca de 11.000 produtores clandestinos para que legalizassem as suas destilarias. No entanto, só em 1843 o governo dinamarquês tomou firmes medidas para obrigar os produtores à legalização.  

Hoje, só na Dinamarca existem cerca de 2.500 destilarias legalizadas. O centro da indústria produtora é a cidade de Aalborg, uma cidade dinamarquesa onde se produz 90% da Aquavit.

A produção da Aquavit numa primeira fase é a partir da destilação de batatas ou de cereais, obtendo-se um espírito neutro, idêntico à vodka, bastante forte. Só na segunda destilação lhe são adicionados os aromas desejados, tais como grãos de alcaravia (cominho), anis-doce (funcho), coentro, endro, cravo e canela e adquire as suas qualidades próprias. No entanto, o tipo mais consumido é a não aromatizada. Os suecos usam o termo Aquavit, mas referem-se à bebida de modo coloquial, através do termo brannvin.

De aspecto transparente, é encontrada também, em menor quantidade, na cor amarela. A sua graduação alcoólica é de 40º a 50º.

Como beber:

É servida, de preferência, muito gelada. Como curiosidade, nas zonas rurais da Noruega ainda é frequente o ritual de beber Aquavit. Consiste em dois bebedores devem olhar-se mutuamente nos olhos enquanto vão bebendo, sem desviar os olhos um do outro.

Gostou? Deixe um comentário. Teve dúvida? Deixe um comentário ou me chama no twitter ou Facebook, que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

1 Comment

  1. Nícolas says: Responder

    Muito bom, me ajudou no meu trabalho.

Deixe uma resposta