Guaraná Jesus – o guaraná rosa

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Estava comprando alguns docinhos perto do trabalho, quando me deparo com algo que eu só tinha ouvido falar! O Guaraná Jesus!’

Eu sempre tive curiosidade sobre esse guaraná rosa, que hoje pertence a Coca-Cola, e que é distribuído em Maranhão. Praticamente um contrabando ver isso aqui em São Paulo! (Tanto que tinha um adesivo na latinha com o nome da importadora!)

Comprei logo o sabor normal e o zero para entender. Realmente, não é muito o que eu gosto, já que é um produto doce, muito parecido como chiclete de tutti-frutti, ou groselha, e a zero é mais doce que a normal. Mas tem todo um mito por tras dele por ser um produto tão raro em várias partes do pais, muito conhecido pelo nome estranho e por ele ser rosa, que é tão genial que até esquece do sabor! Foi muito legal comprar e ter em casa! Você pode acessar o Facebook oficial do Guaraná Jesus!

Um pouco da história do Guaraná Jesus:  criado em 1927, num laboratório pequeno em São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, com pouquíssima propaganda, tornou-se quase um símbolo cultural do Maranhã. Ele deu origem a um subsegmento, o guaraná rosado, comum também no Piauí e Pará. Nos últimos anos, seu nome engraçado e sua cor fascinante ganharam simpatia Brasil afora.

Jesus Noberto Gomes nasceu em Vitória do Mearim, aos 14 anos mudou para São Luís, na esperança de trabalhar em qualquer coisa e ganhar dinheiro. Seu primeiro emprego foi na farmácia Marques, onde aprendeu em pouco tempo as receitas e logo subiu de categoria. Aos 20 anos comprou a farmácia Galvão. A partir desse momento, começou a fabricar o injetável contra a gripe intra-muscular. Com o passar dos tempos, criou uma seção de águas gasosas e refrigerantes, iniciando as pesquisas para produzí-los. Então, surge o primeiro produto GUARANÁ JESUS, que possuía leve sabor amargo e não agradou a maioria dos degustadores. Obstinado, continuou as experiências, logo chegando à fórmula da Kola Guaraná Jesus, muito bem aceita pela cor e pelo sabor. Em 1980, a família do Sr. Jesus vende a marca à Companhia Maranhense de Refrigerantes e, em 2001, a marca passa a fazer parte do portifólio de produtos da Coca-Cola.

Em 2008, Renosa e Coca-Cola dedicaram-se a um estudo sobre o Guaraná Jesus, que resultou na renovação da identidade visual da marca e embalagens do produto, através de uma campanha que teve a participação da população. Foram apresentadas três opções para o novo rótulo. A escolha da nova identidade foi feita pelos consumidores por meio de votos pela internet e por SMS. O modelo vencedor, criado pela agência Dia Comunicação, foi inspirado nos azulejos coloniais portugueses de São Luís, que recebeu Ouro pela melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (o Idea).

O produto é apresentado em garrafas PET, garrafas de vidro e em lata, em tamanhos que variam de 200ml a 3L. No rótulo do Guaraná Jesus, os elementos gráficos cor de rosa representam a própria cor do produto e a marca “Jesus” lembra a assinatura do seu criador, remetendo às suas origens artesanais.

Em 2011, atendendo a uma demanda crescente dos consumidores por produtos sem açúcar, a Renosa e a Coca-Cola trouxeram uma novidade para os apreciadores do Guaraná Jesus: o Guaraná Jesus Zero Caloria. A nova versão preserva o sabor tradicional e autêntico do produto, com traços de cravo e canela, porém sem adição de açúcar. A versão Zero Caloria é apresentada nas embalagens Lata 350ml e garrafa PET 2L.

Fonte: Renosa

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2 Comment

  1. alcides says: Responder

    eu amo de paixão o meu rosinha não há substituto e qdo será que vai chegar no ceará hem coca-cola investe vai

  2. Prof. Amaral says: Responder

    É realmente um produto cultural, pois lembra a minha infância quando, nós estudantes, merendávamos pão com manteiga e o sabotoso Guaraná Jesus.
    Eu, guando viajo para o Sul do Brasil, sempre levo algumas garrafinhas comigo, é um verdadeiro sucesso por lá.

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