Bebidas pelo mundo: Steinhäger

Steinhaeger02

Das bebidas pelo mundo, acho que essa, é que eu mais conheço! A cidade onde nasci é de origem alemã e Steinhäger ou Steinhaeger é uma bebida bem comum.

Bem, a Steinhäger e uma bebida destilada, aromatizada com juniperus, o zimbro. Tem esse nome pois, surgiu e é produzida até hoje, na região de Vesfália, na aldeia de Steinhagen no século XV. E a alemã Schwarze & Schlichte, foi a primeira empresa a produzir o mais famoso Steinhäger do mundo.

Na produção, as frutas de juniperus são esmagadas junto com grãos de trigo. Depois de fermentada, a pasta é destilada em alambiques do tipo pot still.

E de acordo com a Lei do Monopólio da Aguardente, da Alemanha, que é a lei que dita as regras da produção do Steinhäger no país, a bebida não pode sofrer haver adição de nenhum produto químico na mistura de zimbro e trigo. E a bebida é desde 1989 é protegida pela Indicação Geográfica pela legislação da União Européia.

Ned Halley, em seu Dictionary of drink (Wordsworth, 2005), aponta que o Steinhäger seria uma versão mais refinada do Wacholder – igualmente um destilado a base de zimbro, criado por volta do século 17 para competir com o gin inglês, que então invadia a Europa. A denominação genérica Wacholder se aplica aos destilados à base de zimbro com volume alcoólico mínimo de 30%, enquanto o gin deve apresentar um volume mínimo de 37%. O Steinhäger, assim como o gin, apresenta gradação alcoólica superior aos 37%.

Como beber: eu gosto de tomar com chop, esta mistura é chamada de submarino! Tenho vários copinhos de um bar alemão, chamado Alemão (Rs) em Curitiba! Recomendo! Na Alemanha, a bebida é degustada em temperatura ambiente, suavemente gelado, ou à temperatura de freezer, como a vodca. Ou usado também em coquetéis e aqui no Brasil a caipirinha (que você pode aprender aqui!).

E convenhamos, as garrafas são lindas! A maioria são uma obra de arte a parte! Para quem gosta de garrafas, vale a pena olhar.

Imagens: Google

Gostou? Deixe um comentário. Teve dúvida? Deixe um comentário ou me chama no twitter ou Facebook, que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

 

Deixe uma resposta