Cerveja: Baltika

Cerveja Bajithka

Quando olhe a cerveja Baltika em uma das mesas espalhadas pelo Pão de Açúcar, achei o formato dela bem interessante, fora do comum. Olhei para o nome, como não sei russo, era impossível de falar, tive que procurar uma etiqueta para entender, mas pelo menos sabia que era Russo pelo tipo de escrita! Tinha esses dois tipos somente, mas acho que se tivesse outros números, levaria também.

Quando voltei para casa, comecei a procurar pela net o que era e quem era ela, porque tinha esses números. Fiquei surpresa em saber que a Baltika Brewery é a maior cervejaria da Europa Oriental e a segunda maior na Europa, após a Heineken. Ela é da cidade de São Petersburgo, Rússia e começou a produção em 1990, mas rapidamente se tornou líder e desde de 1996 é a cerveja mais popular da Rússia. Hoje maioria das ações da empresa (85%) é propriedade da Bebidas bálticos Holding, uma subsidiária da Grupo Carlsberg que todo mundo conhece.

A cerveja Baltika é produzida com equipamentos modernos e tecnologia bem avançada, não sei se isso ajuda ou não com o requisito sabor, até porque conheço muita gente que gosta de um sabor bem mais rustico. As duas que experimentamos têm a ideia de refrescar. Eu só achei que o número 5, pelo caramelo, tem um gosto realmente adocicado, não é meu gosto, não compraria novamente, mas o número 7 foi deliciosa, refrescante, com gosto leve, com um tipo abridor de garrafa ainda difícil de ver nas cervejas aqui no Brasil (detalhe da foto acima!), compraria novamente para comer com algum petisco! Encontramos somente nessas garafas por enquanto e ficam em torno de 20 reais.

Ela tem uma variedade imensa, por isso os números. Eles que dizem mais ou menos, o nível de álcool cada cerveja têm! Achei muito isso bom.

  • Baltika 0 é uma cerveja sem álcool
  • Baltika 1 (Light) tem 4,4% de álcool
  • Baltika 2 (cerveja Pale) fabricado a partir de malte de cevada, arroz e “variedades lúpulo exclusivos.”
  • Baltika 3 tem 4,8% álcool, também é conhecido internamente como Klassicheskoe (Classic).
  • Baltika 4 tem 5,6% álcool, de cor caramelo e fabricado a partir de maltes de centeio. Este é comercializado na Rússia como Originalnoe (Original)
  • Baltika 5 (Cerveja Ouro) tem 5,3% de álcool, preparado com tanto pálido e maltes caramelo.
  • Baltika 6 é uma baixa fermentação, escura, de 7% de álcool, uma Baltic porters com o rótulo “fabricado de acordo com receitas tradicionais inglesas.
  • Baltika 7 (cerveja tipo exportação) tem 5,4%
  • Baltika 8 (Pshenichnoe) é uma ale de trigo não filtrada (5,0% de álcool).
  • Baltika 9 (Krepkoe) é uma cerveja forte, com 8% de álcool.
  • Baltika 20 (Jubilee) e tem 5,2% de álcool.
  • Baltika Kuler (Cooler)
  • Baltika Lite
  • Baltika Kuler Lime

Link aqui!

Gostou? Deixe um comentário. Teve dúvida? Deixe um comentário ou me chama no twitter, pelo @esopave, que tentarei ajudar. Se não gostou, deixe sua crítica.

 

* Arrumei o nome no titulo para o certo: Baltika! Obrigada Leonardo

4 Comment

  1. Leonardo says: Responder

    Arrume o título da postagem, do russo com o alfabeto cirílico será “Baltika” e não “Bajithka”

    1. Bruna MM says: Responder

      Obrigada Leonardo! Arrumei o titulo e no texto…

  2. Carlos says: Responder

    Experimentei a Baltika quando uma amiga Russa veio me visitar. Para agradá-la fui numa loja especializada e eles me indicaram esta marca. Compei a 4, 5 e 7, são excelentes. Depois comprei uma outra que é Vermelha, que foi na minha opinião a melhor de todas. Acho que elas custaram neste local que comprei, uns R$14,00 cada.
    Recomendo também!

  3. M.Larusca says: Responder

    Realmente a 7 é maravilhosa. Valeu pela descrições!

Deixe uma resposta